sábado, 5 de abril de 2008

EFEMÉRIDE Herbert von Karajan, de seu verdadeiro nome Heribert Ritter von Karajan, um dos maiores maestros do pós-guerra, nasceu em Salzburgo, na Áustria, no dia 5 de Abril de 1908. Faleceu em Anif, perto da sua cidade natal, em 16 de Julho de 1989. Dirigiu durante 34 anos a Orquestra Filarmónica de Berlim, tendo pedido a demissão justamente no ano em que morreu.
Aos oito anos começou a estudar no Conservatório Mozarteum, onde se manteve durante uma década, sendo encorajado a especializar-se na regência de orquestras.
Estreou-se em 1933 no Festival de Salzburgo e, em 1934, regeu pela primeira vez a Orquestra Filarmónica de Viena.
Em 1937, estreou-se na Filarmónica de Berlim e na Ópera Estatal da mesma cidade, assinando também um contrato com a Deutsche Grammophon, onde fez a sua primeira gravação, a que se seguiu cerca de um milhar doutras.
Em 1948 foi contratado como Maestro permanente da Orquestra Filarmónica de Londres.
Em 1955, foi escolhido para Director Artístico vitalício da Filarmónica de Berlim. De 1956 a 1964 dirigiu a Ópera Estatal de Viena. Foi também conselheiro da Orquestra de Paris de 1969 até 1971.
Actuou uma vez em Lisboa, em 1968, no Coliseu dos Recreios, à frente da Orquestra Filarmónica de Berlim, na 12ª edição do Festival Gulbenkian de Música.
A interpretação oficial da introdução instrumental da “Ode da Alegria”, adoptada em 1972 pelo Conselho da Europa como Hino da União Europeia, foi confiada a Herbert von Karajan, que realizou para tal três arranjos: um para piano, outro para instrumentos de sopro e um terceiro para orquestra sinfónica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...