sábado, 19 de abril de 2008

EFEMÉRIDEJosé Joaquim de Campos Leão, conhecido como Qorpo Santo, escritor brasileiro, nasceu na vila de Triunfo, Rio Grande do Sul, em 19 de Abril 1829. Morreu em Porto Alegre, no dia 1 de Maio de 1883, vítima de tuberculose.
Mudou-se para Porto Alegre com onze anos, já órfão de pai, para continuar os estudos. Anos mais tarde, concorreu ao Magistério Público, que passou a exercer em 1851.
Em 1857, foi para Alegrete, fundando um colégio, adquirindo respeitabilidade como figura pública, escrevendo para jornais e ocupando mesmo alguns cargos políticos.
Em 1861, de regresso a Porto Alegre, enveredou pela carreira de professor e começou a escrever “Ensiqlopédia ou seis mezes de huma enfermidade”. Manifestaram-se, nesta época, os primeiros sinais de transtornos psíquicos. Foi afastado do ensino e interditado judicialmente a pedido da própria família. Qorpo Santo não aceitou este enquadramento psiquiátrico e recorreu a especialistas do Rio de Janeiro, que não confirmaram o diagnóstico anterior. O estigma, no entanto, estava lançado e ele passou a sentir-se cada vez mais isolado. Escrevia febrilmente, sem quase parar, e constituiu uma tipografia própria para publicar os seus livros.
A obra de Qorpo Santo só foi redescoberta em 1960. Alguns críticos consideraram-no então como um percursor das modernas tendências teatrais. Outros consideraram-no como autor surrealista. Outros ainda limitaram-se a considerá-lo como um louco.
A sua ortografia escandalizava os leitores, que ficavam sempre na dúvida se ele escrevia tantos erros propositadamente, por desconhecimento, por provocação ou simplesmente por loucura.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...