quinta-feira, 1 de maio de 2008

EFEMÉRIDEAram Ilitch Khachaturian, célebre compositor soviético, de origem arménia, morreu em Moscovo no 1º de Maio de 1978. Nascera em Tbilisi, na Geórgia, em 6 de Junho de 1903.
Contrariamente à maioria dos músicos, que começa a estudar música desde a infância, Khachaturian só começou a sua formação musical aos 19 anos. Autodidacta, aprendeu sozinho a tocar tuba e piano. Em 1921, mudou-se para Moscovo, onde estudou violoncelo e composição. Em 1922 deu o seu primeiro concerto e iniciou-se no estudo de Biologia ao mesmo tempo que estudava Composição. Entrou depois para o Conservatório de Moscovo, onde mais tarde viria a ser professor. Sendo um apaixonado pela música popular e folclórica, viajou pela sua terra natal, pesquisando danças e canções populares e compondo com base nesses temas.
Em 1932 escreveu um “Trio para clarinete, violão e piano”, que foi muito apreciado por Prokofiev que o fez interpretar em Paris. Começava para Khachaturian uma longa e gloriosa carreira. Produziu mais de quarenta obras para o cinema, ballet e teatro
Contribuiu de forma muito significativa para a divulgação da música moderna, integrando-a no ballet clássico. As suas obras mais famosas são as músicas do ballet Spartacus e Gayane. É no último acto deste ballet que nos podemos deliciar com a famosa "Dança do Sabre". Escreveu igualmente três Sinfonias.
Foi deputado do Soviete Supremo da URSS.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...