domingo, 18 de maio de 2008

EFEMÉRIDEEdward Jenner, naturalista e médico britânico que ficou conhecido pela invenção da vacina da varíola, nasceu no condado de Gloucestershire em 17 de Maio de 1749, tendo falecido em 26 de Janeiro de 1823. Tratou-se da primeira imunização deste tipo na história da medicina.
Edward Jenner estudou em Edimburgo e trabalhou como médico ambulante. Foi igualmente o primeiro cientista a descrever a arteriosclerose: «Depois de examinar as partes mais importantes do coração, sem encontrar nada que justificasse a morte súbita do paciente ou os sintomas que a precederam, fiz um corte transversal próximo da base do coração, quando se me deparou uma coisa dura, como se tratasse de pequenas pedras. A verdadeira causa apareceu. As coronárias tinham-se transformado em canais ósseos».
Em 1789 observou que as vacas tinham, nas tetas, feridas iguais às provocadas pela varíola no corpo dos humanos. Os animais tinham uma versão benigna da doença, a varíola bovina ou bexiga vacum. Ao observar que as mulheres responsáveis pela ordenha, quando expostas ao vírus bovino, tinham uma espécie de varíola mais suave, recolheu o líquido que saía dessas feridas e passou-o por cima dos arranhões que provocara no braço de um garoto (1796). O menino teve um pouco de febre e algumas lesões ligeiras, tendo uma recuperação rápida. A partir daí, o cientista utilizou o líquido da ferida de outro paciente com varíola e novamente expôs o garoto ao material. Semanas depois, ao entrar em contacto com o vírus da varíola, o pequeno passou incólume à doença. Estava descoberta a propriedade de imunização (o termo vacina viria depois, derivado aliás de vaca em latim).
A vacina foi aceite em toda a Europa e Napoleão quis mesmo que o seu filho, o rei de Roma, recebesse o tratamento preventivo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...