quinta-feira, 22 de maio de 2008

EFEMÉRIDEGeorge Best, futebolista norte-irlandês, conhecido sobretudo por ter jogado no Manchester United F.C., considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos e o melhor jogador britânico que já existiu, nasceu em Belfast no dia 22 de Maio de 1946. Morreu em Londres em 25 de Novembro de 2005, vítima de infecção pulmonar. Jogou pelo Manchester United entre 1963 e 1974, ajudando-o a ganhar a Liga dos Campeões em 1968. Nesse mesmo ano foi eleito Futebolista Europeu do Ano.
Começou a jogar com doze anos no Cregagh Boys' Club. De 1963 a 1974 viveu o seu período de glória no Manchester United e, depois, durante dez anos representou vários clubes na África do Sul, na Inglaterra, na Irlanda, na Escócia, na Austrália e nos Estados Unidos. Decidiu parar aos 37 anos.
O mundo descobriu-o quando, em 1966, marcou três golos do Manchester frente ao Benfica então no auge da sua glória e, dois anos depois, a sua popularidade foi consolidada quando marcou o golo da vitória na final da Liga dos Campeões de 1968, também contra o Benfica.
Ganhou dois campeonatos ingleses (1965 e 1967) e jogou 37 vezes pela Selecção Nacional da Irlanda do Norte.
Conhecido por ter uma vida nocturna agitada, com música, mulheres, automóveis desportivos, jogo e álcool, George Best também é ironicamente lembrado por algumas frases que proferiu: «Parei de beber, mas só quando estou a dormir»; «Gastei muito dinheiro em bebidas, mulheres e carros. O resto desperdicei»; «Em 1969 abandonei as mulheres e o álcool. Foram os 20 piores minutos da minha vida».
Em 1984 foi preso por ter sido apanhado a conduzir em estado de embriaguez e em 1991 apareceu completamente embriagado numa emissão da BBC. Em 1994 passou o Natal na prisão, novamente por conduzir sob o efeito do álcool e voltou a reincidir em 2004.
Em 1995 foi eleito o Desportista Britânico do Século, mas nada podia já fazer mudar a sua vida. Estava arruinado, não tinha morada fixa e teve mesmo de vender todos os seus troféus. Com o dinheiro obtido ainda conseguiu comprar uma pequena casa na Grécia e, em 1998, tornou-se comentador da Sky Sports. Mesmo depois lhe ter sido feito um transplante de fígado em 2002, Best continuou a ingerir bebidas alcoólicas em grande quantidade. Morreu aos 59 anos. Aos pés da cama, jazia uma carta com a seguinte assinatura: «Do segundo melhor jogador de todos os tempos, Pelé». Acerca desta missiva, dissera Best «Este foi o melhor e o último brinde da minha vida». O argentino Maradona declarou igualmente por várias vezes que Best era o seu ídolo.
Mais de 300 000 pessoas acompanharam o seu funeral debaixo de uma chuva intensa e impiedosa. O aeroporto de Belfast passou a chamar-se “Aeroporto George Best”. Ele foi simultaneamente o “ídolo” e o “exemplo a não seguir”, um “herói que se relembra” e uma “vida que se quer esquecer”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...