sexta-feira, 23 de maio de 2008

EFEMÉRIDE Gustav Suits, poeta estoniano, considerado o fundador da poesia moderna na Estónia, morreu em Estocolmo no dia 23 de Maio de 1956. Nascera em Võnnu, Tartumaa, em 30 de Novembro de 1883. Gustav Suits foi um dos primeiros líderes do Movimento Literário Jovem Estónia.
Estudou em Tartu no Ginásio Alexander, tendo-se sentido atraído pela vida e agitação desta cidade universitária e pelos seus centros intelectuais. O jornal “Uus Aeg” (Novo Tempo) publicou o seu primeiro ensaio crítico e o seu primeiro poema (Flores de Lótus), quando ele tinha apenas dezasseis anos.
Em 1901, começou a passar as férias de Verão dando aulas particulares de alemão e francês. No mesmo ano criou o grupo de estudantes “Os Amigos da Literatura”.
Entre 1905 e 1916, tornou-se publicamente activo, trazendo as influências da Europa para a Literatura Estoniana e simultaneamente influenciando a Literatura Europeia com o estilo da Estónia. Em 1921 foi a primeira pessoa a ensinar Literatura Estoniana no Ensino Superior. Fundou também a Sociedade Literária Académica Estoniana em 1924.
Até deixar o ensino em 1944, publicou inúmeros ensaios focados na literatura do seu país.
Em 1941 houve um incêndio na casa de Suits e arderam centenas dos seus manuscritos. Em 1944, juntamente com a família, mudou-se para Estocolmo, onde veio a escrever a maioria dos seus poemas. Os principais temas por ele abordados são a história da Estónia e o destino da humanidade, usando frequentemente metáforas e símbolos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...