segunda-feira, 19 de maio de 2008

EFEMÉRIDEHồ Chí Minh, de seu verdadeiro nome Nguyễn Sinh Cung, revolucionário e estadista vietnamita, nasceu em Kiem Lan, no dia 19 de Maio de 1890. Morreu em Hanói, em 2 de Setembro de 1969. O nome com que se celebrizou significa em vietnamita “aquele que ilumina”.
Em 1911 começou a trabalhar como cozinheiro num navio francês, visitando quase todo o mundo. Foi depois estudar para Londres entre 1914 e 1919 e mais tarde para França em 1921, trabalhando ao mesmo tempo na revelação de fotografias. Envolveu-se com os movimentos socialistas franceses e foi um dos fundadores do Partido Comunista Francês. Em 1923 foi para Moscovo estudar tácticas de guerrilha. Dois anos depois, esteve na China, país de que seria expulso em 1927. Viveu em vários países até chegar a Hong-Kong, de onde dirigiu o “Movimento Anti-imperialista” da Indochina, território que era colonizado pela França desde 1854.
Preso pelos ingleses em 1930, conseguiu fugir e refugiar-se em Moscovo. Em 1941 fundou a Liga pela Independência do Vietname (Vietminh), para lutar contra os franceses. Durante a II Guerra Mundial utilizou as técnicas da guerrilha, no combate aos japoneses, que tinham entretanto invadido a Indochina. Acabada a guerra, formou um Estado independente ao norte da região - o Vietname. A França contra-atacou e a Guerra da Indochina só terminaria em 1954, com a vitória do Vietminh. O país foi então dividido em dois. Hồ Chí Minh, presidente do Vietname do Norte, treinou e preparou depois as forças da “Frente de Libertação Nacional do Vietname do Sul” (Vietcong), que visavam reunificar o país. Já não viveria porém o suficiente para assistir à reunificação e à derrota das forças norte-americanas e dos seus aliados.
No dia 30 de Abril de 1975 as forças norte-vietnamitas entraram no palácio presidencial do regime sul-vietnamita, que era apoiado pelos Estados Unidos, acabando com mais de dez anos de guerra. Saigão, antiga capital do Vietname do sul, seria rebaptizada com o nome de Hồ Chí Minh.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...