terça-feira, 20 de maio de 2008

EFEMÉRIDEMarcelo Mendonça Rossi, sacerdote católico brasileiro que se tornou famoso a partir do final dos anos 90, nasceu em São Paulo, no dia 20 de Maio de 1967. Ficou muito conhecido, em virtude da forma como adaptava danças e coreografias típicas às cerimónias religiosas e pela publicidade feita aos seus trabalhos através de CD, DVD, cinema e televisão.
O Padre Marcelo é geralmente assinalado, nos meios de comunicação, como fazendo parte do movimento da Renovação Carismática Católica e como um dos seus principais ícones.
Cantando, dançando e fazendo coreografias em missas e programas de televisão, o Padre Marcelo Rossi faz assim chegar aos homens a mensagem de Cristo e os ensinamentos da Igreja de uma maneira original, leve e moderna. Gravou vários discos, aparece regularmente em programas de TV e em vários programas de rádio, com ouvintes em todo o país. As suas missas ao ar livre, na época pascal, atraem milhares de fiéis.
O seu estilo já foi criticado por alguns sectores mais tradicionais da Igreja brasileira, mas isso teve como consequência o aumento do respeito e a aprovação da sua forma de actuar. Marcelo Rossi não cobra nada nas suas missas, embora tenham ocorrido cobranças indevidas em algumas celebrações, atitudes a que ele foi alheio.
Em 1989 tinha-se formado em Educação Física mas, um ano depois, a morte de um primo num acidente de carro e o facto de saber que uma tia tinha um tumor maligno deixou-o muito abalado. Encontrou conforto na Igreja, que abandonara cinco anos antes. Decidiu dedicar-se ao sacerdócio, licenciando-se em Filosofia e Teologia. Foi ordenado em 1994 e rapidamente conquistou muitos fiéis. O seu maior momento aconteceu em 1997, quando celebrou uma missa para mais de 70 000 pessoas no estádio do Morumbi em São Paulo.
Com o dinheiro obtido com a venda dos discos beneficia várias obras carentes da sua Diocese (orfanatos, asilos e outras acções sociais).
Em 1999, o evento “Saudade Sim, Tristeza Não”, nas proximidades do Santuário Terço Bizantino, teve a presença de mais de 600 mil fiéis, que encheram todas as ruas ao redor. No ano 2000, três milhões e 400 mil pessoas acorreram ao autódromo de Interlagos para orar durante as suas missas.
Em 2001 publicou o seu quarto CD, com músicas de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Vendeu ao todo mais de sete milhões de discos.
Em 31 de Março de 2002, foi nomeado Reitor do Santuário Terço Bizantino, mas tem continuado a gravar discos, fazendo igualmente alguns filmes de carácter religioso.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...