quinta-feira, 8 de maio de 2008

8 DE MAIO - ROBERT HEINLEIN

EFEMÉRIDERobert Anson Heinlein, escritor de ficção científica norte-americano, faleceu em Carmel no dia 8 de Maio de 1988. Nascera em Butler, no Missouri, em 7 de Julho de 1907.
Durante a sua infância, houve um renascer do interesse pela religião nos Estados Unidos e nomeadamente no Missouri. Esta influência religiosa é visível nas suas obras. Depois da escolaridade normal, entrou na Academia Naval de Annapolis, tendo-se licenciado em 1929. Serviu na Marinha americana, onde atingiu o lugar de tenente, antes de deixar a armada por ter contraído a tuberculose em 1934. A vida militar viria a ter também uma certa influência nos seus livros.
Estudou Matemáticas e Física durante algumas semanas na Universidade da Califórnia, exercendo depois diferentes profissões, sendo agente imobiliário e também proprietário de uma mina de prata.
Lançou-se na política num movimento socialista mas sem sucesso. Veio a encontrar a sua vocação, ao publicar a sua primeira novela de ficção científica “Linha de Vida” em 1939. Escrita para concorrer a um concurso dotado dum prémio de cinquenta dólares, achou-a tão boa que decidiu publicá-la numa revista que lhe ofereceu mais vinte.
Nos anos seguintes publicou várias novelas, englobando-as numa “História do Futuro” que descrevia a história da Humanidade de 1950 até 2600.
Quando os Estados Unidos entraram na 2ª Grande Guerra cessou toda a actividade literária e trabalhou como engenheiro civil num laboratório da marinha. Acabada a guerra e, depois de uma breve militância para o controlo supranacional das armas nucleares de destruição maciça (de que ele fora um dos primeiros a discutir as consequências geopolíticas em 1941 na novela “Solution Unsatisfactory”), passou a viver apenas da escrita.
Participou activamente na criação do filme “Destino Lua” realizado por Irving Pichel (1950), que exerceu uma profunda influência sobre o cinema de ficção científica e cujos efeitos especiais ganharam um Óscar. O romance “A Patrulha do Espaço” foi adaptado à rádio e à televisão fazendo parte das primeiras séries do género.
Recebeu quatro vezes o Prémio Hugo do Melhor Romance. Nos anos 1980 foi um dos pilares do Conselho de Cidadãos sobre Política Espacial que esteve na origem da defesa estratégica do Presidente Reagan.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...