sábado, 28 de junho de 2008

EFEMÉRIDECláudio Justiniano de Sousa, médico, escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo e orador brasileiro, morreu no Rio de Janeiro em 28 de Junho de 1954. Nascera em São Roque no dia 20 de Outubro de 1876.
Estudou na sua cidade natal, tendo-se licenciado em Medicina em 1897 no Rio de Janeiro. Com dezasseis anos, já colaborava nos jornais cariocas O Correio da Tarde e A Cidade do Rio.
Depois de formado mudou-se para São Paulo, onde exerceu a profissão, além de continuar a escrever para diversos jornais. Foi igualmente professor de Terapêutica na Faculdade de Farmácia de São Paulo. Foi membro fundador da Academia Paulista de Letras em 1909.
Em 1913 abandonou a medicina, passando a fazer muitas viagens pelo mundo, sobre as quais escreveu imensos relatos, e a dedicar-se à Literatura. Fixou então residência no Rio de Janeiro.
Escreveu cerca de trinta peças teatrais, geralmente comédias ligeiras, todas encenadas com enorme sucesso. Entre relatos de viagens e obras de ficção escreveu mais de três dezenas de livros, bem assim como vários artigos e textos médicos. Algumas das suas obras foram traduzidas para espanhol, francês e italiano.
Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1924, tendo-a presidido por duas vezes, em 1938 e 1946.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...