segunda-feira, 30 de junho de 2008


EFEMÉRIDE Czesław Miłosz, poeta, romancista, ensaísta e tradutor polaco, Prémio Nobel da Literatura em 1980, nasceu em Szetejnie, na Lituânia, no seio de uma família pertencente à nobreza da Polónia, em 30 de Junho de 1911. Morreu em Cracóvia, no dia 14 de Agosto de 2004.

Estudou na Universidade de Vilnius e, muito cedo, se interessou pela Poesia. Fundou, juntamente com outros poetas, o grupo literário Żagary e escreveu na revista vanguardista com o mesmo nome.
Em 1939, depois da derrota polaca, voltou para Vilnius na Lituânia. No entanto, devido à invasão do país pelo Exército Vermelho em 1940, fugiu para Varsóvia onde se juntou à Resistência. Em Varsóvia, ajudou as pessoas perseguidas pelo regime nazi. O memorial de Yad Vashem em Israel atribui-lhe a qualidade de “Justo entre as Nações”.
Depois da guerra, Milosz trabalhou nos serviços diplomáticos da República Popular da Polónia entre 1945 e 1950, rompendo a sua ligação com o regime de Varsóvia em 1951, ano em que pediu asilo político à França, onde já tinha vivido dez anos. Em 1953 recebeu o “Prémio Literário Europeu”. Dez anos depois instalou-se nos Estados Unidos, ocupando a cadeira de Línguas e Literaturas na Universidade de Berkeley, na Califórnia, tendo adoptado a cidadania americana em 1970. Só depois de ter recebido o Prémio Nobel é que as suas obras foram conhecidas no seu país. Desde 1995 Czesław Miłosz passava alguns meses por ano na Polónia até se instalar definitivamente em Cracóvia, onde morreu com a idade de 93 anos.

1 comentário:

teresa maria disse...

Um dia alguém me disse que um dos futuros problemas é ter de optar. Não é possível aproveitar todo o potencial de informação e de comunicação que temos disponível.
Verifico cada vez mais que assim é.

Os blogues, por que não? mas como será depois...

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...