terça-feira, 3 de junho de 2008

EFEMÉRIDE Georges Alexandre-César-Léopold Bizet, compositor francês da época Romântica, morreu em Bougival no dia 3 de Junho de 1875. Nascera em Paris, em 25 de Outubro de 1838.
Originário de uma família de músicos, foi um “menino-prodígio” e, aos nove anos, ingressou no Conservatório de Paris onde coleccionou prémios em solfejo, piano, órgão, etc.
Em 1857 foi agraciado com um prémio patrocinado por Jacques Offenbach pela sua ópera “Le Docteur Miracle”, obtendo igualmente o Grande Prémio de Roma, cidade onde estudou durante três anos na “Academia de França”. Na capital italiana escreveu várias obras como a Sinfonia em Dó Maior e a ópera Don Procópio.
Regressado a Paris, dedicou-se por inteiro ao ensino e à composição. Em 1863 escreveu a ópera “Os Pescadores de Pérolas”, a sua primeira grande obra.
Em 1875 Bizet escreveu “Cármen”, a sua última e mais famosa ópera que é, até hoje, uma das peças mais representadas em todo o mundo. Teve por base uma novela com o mesmo nome, da autoria de Prosper Mérimée. Foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra Francesa no dia da sua estreia. Não teve êxito imediato, junto da crítica e do público, apesar do seu mérito ter sido imediatamente reconhecido por compositores como Tchaikovsky e Debussy. Composta de 1 200 folhas, foi durante a sua redacção que ele sofreu as primeiras crises de angina de peito e de reumatismo articular.
Pouco tempo depois da estreia de “Cármen”, Bizet entrou numa profunda crise de depressão e faleceu aos 36 anos de idade, na data do aniversário do seu casamento, vítima de angina de peito e outras complicações cardíacas. Foi sepultado no célebre cemitério “Père Lachaise” em Paris.
Se bem que seja mais conhecido como compositor, foi também um grande pianista, elogiado inclusivamente por Franz Liszt, que o considerou um dos melhores executantes de toda a Europa. Devido a ser um perfeccionista, Bizet não terminou muitos dos seus trabalhos e cerca de quarenta óperas ficaram para sempre inacabadas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...