quarta-feira, 11 de junho de 2008

EFEMÉRIDEJean-Pierre Chabrol, desenhador, jornalista, homem da rádio e da televisão, comediante e romancista francês, nasceu em Chamborigaud (Gard) no dia 11 de Junho de 1925. Morreu em Génolhac, em 1 de Dezembro de 2001.
Nascido no seio de uma família de professores, fez os seus estudos primários e secundários em Alès, onde os pais ensinavam num bairro popular. Muito cedo começou a interessar-se pelo desenho e pela poesia.
Durante a ocupação alemã integrou a Resistência e fez parte do Exército de Libertação que o conduziu até Berlim. Só voltou à vida civil em 1946, mas a experiência anterior iria marcar a sua obra.
Começou por trabalhar, como desenhador e depois jornalista, no jornal l’Humanité, onde chegaria a chefe de redacção. Ali conheceu o escritor Louis Aragon, que o encorajou a escrever o seu primeiro romance. Outros se lhe seguiram, alguns premiados.
Apesar de se ter afastado do Partido Comunista em 1956, os seus livros continuaram a ser traduzidos em vários países do Leste. Foi amigo dos poetas e cantores Georges Brassens, Léo Ferré e Jacques Brel.
Participou igualmente na criação de um estilo de banda desenhada humorística. Em 1961 publicou “Os Loucos de Deus”, que quase vencia o Prémio Goncourt e foi depois adaptado à televisão. Tendo continuado sempre a escrever, passou a colaborar regularmente na rádio e na televisão. Viajava imenso. No fim dos anos 1970 escreveu igualmente algumas peças para teatro.
Muito afectado pela morte de vários dos seus próximos, lançou-se seguidamente numa outra carreira, no teatro, representando ele próprio as suas peças, como narrador. Simultaneamente, continuou a publicar diferentes obras, entre elas uma recolha de desenhos satíricos intitulada “O pequeno Chabrol ilustrado”.
Voltou à literatura em 1993 com mais dois romances, um em homenagem ao seu pai, outro que seria adaptado à televisão pela sua filha Elsa.
Publicou cerca de quarenta livros, entre os quais a célebre série “Rebeldes”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...