segunda-feira, 7 de julho de 2008

EFEMÉRIDEMarc Chagall, de seu verdadeiro nome Moishe Zakharovich Shagalov, pintor, desenhador e ceramista surrealista russo-francês, nasceu em Vitebsk, na Bielorrússia, em 7 de Julho de 1887. Naturalizou-se francês em 1937. Morreu em Saint-Paul-de-Vence, França, no dia 28 de Março de 1985.
Iniciou a sua formação artística no atelier de um retratista famoso da sua terra natal, tendo ingressado depois na Academia de Arte de São Petersburgo. Graças a uma bolsa de estudos, foi em 1910 para Paris, onde entrou em contacto com as vanguardas modernistas que fervilhavam na capital francesa. Quem mais o marcou, neste período, foi o modernista Guillaume Apollinaire, de quem se tornou grande amigo. Foi também nesta época (1911/1912) que Chagall pintou dois dos seus mais conhecidos quadros: “Eu e a aldeia” e “O Soldado bebé”. Após o começo da Primeira Guerra Mundial, Chagall voltou ao seu país sendo mobilizado para o serviço militar.
Depois da Revolução Socialista na Rússia, que pôs fim ao regime autoritário dos czares, foi director da Academia das Belas Artes de Vitebsk, de 1917 até 1919, tendo inaugurado uma Escola de Arte, aberta a todas as tendências modernistas. Voltou de novo a Paris, onde ilustrou as “Fábulas de la Fontaine” (1924/1925) e a Bíblia em 1930.
Desde 1935, com a perseguição aos judeus e com a Alemanha prestes a entrar em guerra, Chagall começou a retratar as tensões e depressões sociais e religiosas que sentia na pele, já que também era judeu. Em 1941 partiu para os Estados Unidos da América, onde se refugiou.
Dois anos depois do fim da guerra, regressou definitivamente à França. Em sua homenagem foi inaugurado em Nice, em 1973, o “Museu Nacional da Mensagem Bíblica”. Em 1977 o governo francês condecorou-o com a Grã-cruz da Legião de Honra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...