sábado, 5 de julho de 2008

EFEMÉRIDEMarcel Achard, de seu verdadeiro nome Marcel Augustin Ferréol, escritor e dramaturgo francês, nasceu em Sainte-Foy-lès-Lyons (Rhône) no dia 5 de Julho de 1899. Morreu em Paris, em 4 de Setembro de 1974.
A sua primeira peça importante “Voulez-vous jouer avec moi?” foi representada em 1923. Com o aparecimento do cinema falado, os produtores viraram-se para os homens do Teatro para que eles lhes dessem obras compatíveis com a nova tecnologia. Foi assim que grandes escritores ficaram a fazer parte da história do cinema francês. É conhecida a intervenção de Marcel Pagnol e de Jean Cocteau na “Sétima Arte” mas, de todos os homens das letras franceses, foi Marcel Achard o que mais se implicou neste novo modo expressão.
Em 1931, a sucursal francesa da Paramount contratou-o para colaborar nos cenários e nos diálogos de vários filmes. O ponto culminante da sua intervenção no cinema foi a realização de dois filmes de longa-metragem: “João da Lua” e “Valsa de Paris”, este último sendo a biografia do músico Jacques Offenbach. Marcel Achard ficou para a posteridade, porém, como um grande autor de teatro. Grande humorista também, eis duas frases que lhe são atribuídas: «Para escrever algo engraçado, mataria o meu pai e a minha mãe… Felizmente que já sou órfão» e «O beijo de uma mulher é como o aperto de mão de um boxeur antes do combate».
Marcel Achard fez parte da Academia Francesa de 1959 até à sua morte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...