sábado, 23 de agosto de 2008

EFEMÉRIDE Madeleine Riffaud, heroína da Resistência, escritora, poetiza, jornalista e correspondente de guerra francesa, nasceu em Paris no dia 23 de Agosto de 1924.
Ingressou na Resistência aos dezoito anos com o nome de código “Rainer”, participando em várias operações contra o ocupante nazi e tendo contribuído mesmo para a captura de sete soldados da Wehrmacht.
Depois da morte de um dos seus amigos matou um oficial das SS, tendo sido presa e torturada. Escapou uma primeira vez ao pelotão de execução e depois aos campos de exterminação alemães.
Responsável por um sector de estudantes do Bairro Latino (Paris), obedeceu à ordem de intensificar as acções armadas, o que a levou a executar em pleno dia um membro do exército ocupante. Capturada pela polícia francesa, foi libertada e retomou de imediato o seu combate até à Libertação de Paris.
Grande repórter do jornal “L’Humanité”, cobriu a Guerra da Argélia onde foi vítima de um atentado. Restabelecida, foi cobrir durante sete anos a Guerra do Vietname, do lado dos Vietcongue que estavam sob os bombardeamentos norte-americanos.
Regressada a França alistou-se como voluntária num hospital parisiense, experiência que a levou a escrever o best-seller “Les Linges de la nuit”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...