quinta-feira, 11 de setembro de 2008

EFEMÉRIDEAbade Correia da Serra, cientista português, morreu nas Caldas da Rainha em 11 de Setembro de 1823. Nascera em Serpa no dia 6 de Junho de 1750. As suas investigações incidiram sobretudo nas áreas da Botânica e da Geologia.
Com grande prestígio, conviveu com os grandes cientistas da sua época e publicou valiosos trabalhos em várias revistas de renome.
Foi dos primeiros cientistas portugueses a dar a Portugal o prestígio necessário, para que o desenvolvimento científico se acentuasse no país.
Correia da Serra fez muitas investigações no ramo da Botânica e da Paleontologia. O método de Anatomia Comparada (aplicação de termos de classificação da Zoologia à Botânica), que o Abade Serra adoptou, permitiu que se agrupassem plantas em “famílias”. Para além disso, participou num dos mais relevantes estudos da época, que veio auxiliar o conhecimento das características funcionais e estruturais das plantas, e logo a sua classificação.
O seu principal contributo para a Biologia (e para todas as áreas científicas) foi a fundação da Academia das Ciências de Lisboa, em conjunto com o Duque de Lafões.
Figura de relevo do Iluminismo Português, o Abade Correia da Serra é conhecido também pelas funções diplomáticas que desempenhou, nomeadamente as de embaixador de Portugal nos Estados Unidos da América.
No intuito de escapar a perseguições políticas e religiosas, procurou muitas vezes refúgio além fronteiras, tendo viajado frequentemente pela Europa e pelos Estados Unidos. Relacionou-se com naturalistas e políticos estrangeiros de primeiro plano, mas manteve sempre ligações com o país natal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...