terça-feira, 30 de setembro de 2008

EFEMÉRIDEAnna Świrszczyńska, poetisa polaca, faleceu em Cracóvia no dia 30 de Setembro de 1984. Nascera em Varsóvia em 7 de Fevereiro de 1909. As suas obras abrangem uma grande variedade de temas, entre os quais a sua experiência durante a 2ª Guerra Mundial, a maternidade, o corpo feminino e a sensualidade.
Filha de um artista, foi criada no meio da pobreza. Começou a publicar os seus poemas nos anos 1930. Durante a ocupação nazi juntou-se à Resistência Polaca, alistando-se como enfermeira militar durante a Insurreição de Varsóvia. Colaborou nessa época em várias publicações clandestinas. Atravessou momentos difíceis, como aquele em que ficou à espera durante uma hora pela sua execução.
Alguns dos seus livros foram traduzidos para a língua inglesa, como “Falando para o meu Corpo”, publicado nos Estados Unidos em 1996.
As experiências durante a Guerra influenciaram fortemente a sua poesia. Em 1974, publicou “Construindo a barricada”, um livro que descreve a dor e o sofrimento que ela sentiu ou de que foi testemunha. Escreveu igualmente, de um modo franco, sobre o corpo feminino ao longo das diversas fases da vida.
Outras suas obras bastante conhecidas: “”Vento” (1970), “Eu sou uma mulher” (1974), “Feliz como a cauda do cão” (1978) e “Dor e Alegria” (1985).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...