segunda-feira, 1 de setembro de 2008

EFEMÉRIDEAntónio Lobo Antunes, escritor português, nasceu em Lisboa no dia 1 de Setembro de 1942. Filho de pai brasileiro e mãe portuguesa, tinha uma avó alemã. Aos treze anos publicou a sua primeira recolha de poemas.
Estudou na Faculdade de Medicina de Lisboa, especializando-se em Psiquiatria, profissão que exerceu durante vários anos. Em 1970 foi mobilizado para o serviço militar, embarcando com destino a Angola no ano seguinte. Regressou três anos mais tarde. A sua experiência na guerra, como médico, inspiraria muitos dos seus livros.
Publicou os seus primeiros romances em 1979, tornando-se desde logo um dos autores portugueses mais lidos.
Desde 1985 que se dedica exclusivamente à Literatura, publicando regularmente também crónicas na Imprensa.
Em 2007 foi-lhe atribuído o Prémio Camões, o maior galardão literário da língua portuguesa. Antes já recebera inúmeros prémios, tais como: o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, por duas vezes, o Prémio Europeu de Literatura (Áustria), o Prémio Ovídio (Roménia), o Prémio Melhor Livro Estrangeiro publicado em França, o Prémio Internacional de Literatura da União Latina (Roma), o Prémio Rosalía de Castro (Galiza), o Prémio Jerusalém de Literatura e o Prémio Ibero-americano das Letras José Donoso (Chile).
António Lobo Antunes tem uma escrita de tal modo densa, que os leitores têm por vezes algum esforço de leitura, havendo tendência para "perder o fio à meada". Apesar de não ser um autor de escrita fácil, constitui no entanto um fenómeno de vendas, mesmo a nível internacional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...