terça-feira, 16 de setembro de 2008

EFEMÉRIDEDavid Copperfield, nome artístico de David Seth Kotkin, prestidigitador e ilusionista americano de renome mundial, nasceu em Metuchen, Nova Jersey, no dia 16 de Setembro de 1956.
É conhecido pela conjugação de ilusões espectaculares com a sua habilidade para contar histórias. Os seus feitos mais famosos são: fazer desaparecer a Estátua da Liberdade em Nova Iorque, levitar sobre o Grand Canyon, sair de uma camisa-de-forças e passar através da Muralha da China.
Começou a actuar profissionalmente aos 12 anos, com o pseudónimo de Davino, participando em aniversários e festas na sua terra natal. Cobrava cinco dólares por cada actuação. Tornou-se assim o mais jovem membro admitido na Sociedade dos Mágicos Americanos. Aos 16 anos ensinava Mágica na Universidade Fordham de Nova York. Abandonou os estudos quando foi contratado para a comédia musical, “O Homem Mágico”, produzida em Chicago. Utilizou aí pela primeira vez o nome que o tornaria famoso: “David Copperfield”. Neste espectáculo cantava, dançava e era autor de todas as ilusões exibidas.
Em 1977 o canal de televisão ABC contratou-o para várias séries de magia que tiveram enorme êxito. Recebeu mais de vinte Emmy Awards, recompensa suprema para emissões televisivas.
Em 1982 fundou o Project Magic, um programa de reabilitação destinado a pessoas com deficiências, para recuperarem faculdades perdidas ou danificadas. O programa, reconhecido pela Associação Norte-Americana de Terapia Ocupacional, é actualmente praticado em mais de mil hospitais em todo o mundo.
Copperfield tenta preservar para as futuras gerações a história da arte da magia. Para isso tem um museu de livros, acessórios antigos e outros factos históricos relacionados com conjurações. A vasta colecção, conhecida como “Museu e Biblioteca Internacionais das Artes de Conjuração”, localiza-se em Las Vegas, no Nevada.
Globalmente, pode dizer-se que a sua obra é marcada por uma constante procura de novas cenografias, o que leva as pessoas a quase aceitarem como realidade o ilusionismo. As suas assistentes são incluídas activamente nos espectáculos, não sendo meros objectos de “decoração”. Outra faceta deste ilusionista é a gestão do que ele chama “clímax” nos espectáculos de evasões. Sabe-se que ele vai conseguir, mas ele procura sistematicamente manter a dúvida nos espectadores.
Elegante, feérico, sensual, inventivo, espectacular, técnico e com sentido de humor, David é um ilusionista completo, só comparável ao grande Roberto Houdini no seu tempo.
Segundo a revista Forbes, Copperfield era em 2003 a décima celebridade mais bem paga do mundo, cantores e actores de cinema incluídos.
Manteve uma relação durante seis anos com a também famosa modelo Claudia Schiffer (anos 90).
Segundo o livro Guiness dos Recordes ele vendeu mais bilhetes para os seus espectáculos que qualquer outro artista. Possui também uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood. Está representado no Museu Tussauds (figuras de cera) de Londres. Em França, foi o primeiro mágico a ser feito Cavaleiro das Artes e das Letras. Recebeu igualmente o Living Legend Award da Biblioteca do Congresso Americano e já foi representado em selos postais de seis países.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...