domingo, 7 de setembro de 2008

EFEMÉRIDE Elia Kazanjoglous, conhecido por Elia Kazan, realizador greco-americano, nasceu em Constantinopla, na Turquia, em 7 de Setembro de 1909. Morreu em Nova Iorque no dia 28 de Setembro de 2003.
Começou por ser um notável realizador de espectáculos na Broadway, durante os anos 1940, passando a dedicar-se ao cinema na década seguinte.
Como ponto negro da sua vida, o facto de ter denunciado alguns colegas comunistas ao “Comité de Investigações de Actividades Anti-Americanas” durante o tristemente célebre período da “Caça às Bruxas” nos Estados Unidos. Mais tarde arrepender-se-ia do seu acto, aflorando-o tema num dos seus filmes interpretado por Marlon Brando.
Foi nomeado seis vezes para os Óscares (uma na categoria de Melhor Filme e cinco como Melhor Realizador, tendo ganho o de Melhor Realizador em 1947 com “Gentleman's Agreement” e em 1954 com “On the Waterfront”. Recebeu igualmente um Óscar Honorário em 1999, concedido pela Academia em homenagem à sua carreira.
Ganhou quatro “Globos de Ouro” em 1947, 1954, 1956 e 1963. No Festival de Cannes de 1955 recebeu o “Prémio do Melhor Filme”. Nos Festivais de Veneza foi galardoado igualmente com quatro prémios. Em 1996, no Festival de Berlim, recebeu o “Urso de Ouro” pela sua vida dedicada ao cinema. Teve direito a uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard.
Entre os filmes mais conhecidos de Elia Kazan, contam-se: “Um Eléctrico chamado Desejo”, “Viva Zapata” e “A Leste do Paraíso”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...