quarta-feira, 17 de setembro de 2008

EFEMÉRIDEGuillaume Victor Émile Augier, poeta e dramaturgo francês, nasceu em Valence (Dauphiné) no dia 17 de Setembro de 1820. Faleceu em Croissy-sur-Seine, em 25 de Outubro de 1889.
Recebeu uma educação esmerada e, quando a família se instalou em Paris (1828), prosseguiu os seus estudos no Liceu Henry IV. Licenciou-se depois na Faculdade de Direito. Paralelamente à sua actividade na barra dos tribunais, começou a escrever as primeiras peças de teatro.
Em 1844, o drama “La Ciguë” teve enorme sucesso, o que o lançou na carreira de dramaturgo, sempre pontuada por grandes êxitos. A comédia “Gabrielle” obteve em 1849 o Prémio Montyon. Foi eleito para a Academia Francesa de Letras em 1857.
Em 1862, “Le Fils de Giboyer”, que ataca o clericalismo, só pôde ser representada após intervenção pessoal de Napoleão III. A sua última comédia (Les Fourchambault) foi representada em 1878.
Em 1897, foi inaugurado na sua terra natal um monumento grandioso em que ele era representado rodeado de várias musas. Foi destruído em 1942, durante a 2ª Guerra Mundial, quando o metal que o compunha foi requisitado pelos ocupantes alemães.
Émile Augier foi Senador no fim do Império e era Grande Oficial da Legião de Honra Francesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...