domingo, 14 de setembro de 2008

EFEMÉRIDE Israel "Cachao" López, genial contrabaixista e compositor cubano, nasceu em Havana no dia 14 de Setembro de 1918. Morreu em Coral Gables, na Florida, em 22 de Março de 2008, devido a complicações resultantes de insuficiência renal.
É uma lenda da música cubana. O seu enorme talento deu-lhe direito a obter uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood e é considerado como "o inventor do mambo". Era um mestre em improvisações.
Juntamente com o irmão Orestes, compôs mais de 3.000 canções, sendo muito influente na música cubana desde 1930, ano em que precisamente criou uma "nova música", com a introdução de ritmos africanos. Tinha nascido o Mambo!
Cachao saiu de Cuba em 1962 com destino a Madrid, onde permaneceu um ano antes de emigrar para os Estados Unidos. Ganhou vários prémios Grammy entre 1995 e 2005. Um seu sobrinho (Orlando "Cachaíto" López) tocou no famoso Buena Vista Social Club.
Cachao actuou com artistas muito influentes e a sua música apareceu em vários filmes de sucesso. O actor Andy Garcia produziu em 1993 o documentário “Cachao... Como o seu ritmo não há dois”, que teve grande êxito.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...