sábado, 13 de setembro de 2008


EFEMÉRIDEMaurice-Alexis Jarre, compositor francês de música de filmes, nasceu em Lyon, França, em 13 de Setembro de 1924. É pai do compositor de música electrónica Jean Michel Jarre.
Tornou-se famoso por ser autor das bandas sonoras de filmes de grande sucesso. Já ganhou três Óscares, 4 Globos de Ouro e 1 Grammy. Possui uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard.
Além de composições para cinema e teatro, também compôs música para ballets, concertos, óperas e cantatas. Interessou-se pela música durante a adolescência e, contra a vontade do pai, inscreveu-se no Conservatório de Paris, onde estudou percussão, composição musical e harmonia. Foi depois Director musical do Teatro Nacional Popular durante doze anos (1951/1963). Nos anos 1950 compôs músicas para filmes de curta-metragem de vários realizadores, entre eles Alain Resnais.
Começou a notabilizar-se quando foi convidado para compor a música para o filme “Lawrence da Arábia” (1962), que lhe rendeu o primeiro Óscar. Começava assim a sua carreira em Hollywood. Colaborou em mais três filmes de David Lean: “Doutor Jivago” (1965), “A Passage to Índia” (1984) e “Ryan's Daughter”, os dois primeiros também premiados com Óscares das Melhores Bandas Sonoras Originais.
A música de “Doutor Jivago” ganhou igualmente um Grammy em 1967. Recebeu ainda um Globo de Ouro em 1995 com a música de “A Walk in the Clouds”.
Embora não premiadas, são também suas as músicas de muitos outros filmes famosos, tais como: “Paris brûle-t-il?” (1966), “Os Danados” (1969), “Jesus da Nazaré” (1977) e “Shogun” (1980). É autor igualmente da música que abre os célebres Festivais de Avinhão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...