quarta-feira, 10 de setembro de 2008


EFEMÉRIDEMário Zanini, pintor brasileiro, nasceu em São Paulo no dia 10 de Setembro de 1907. Morreu na mesma cidade, em 16 de Agosto de 1971.

Filho de imigrantes italianos, estudou na “Escola Profissional Masculina do Brás” e no “Liceu de Artes de Ofícios”, tendo participado - a partir dos anos 1930 - nas principais exposições colectivas organizadas no Brasil, sempre bem recebido pela Crítica. Quando podia, saía da cidade, para pintar ao ar livre nos subúrbios, em pequenas terras vizinhas ou no litoral. Pertenceu ao “Grupo Santa Helena”, núcleo da futura “Família Artística Paulista”. O que o distinguia dos demais integrantes daqueles grupos eram as suas cores, intensas e profundas, com pendor naïf.
Em 1950 fez uma viagem de estudos pela Europa, onde tomou contacto com o Modernismo francês. Participou em várias Bienais de São Paulo.
A partir de 1968 leccionou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez parte de vários júris de certames artísticos.
Três anos após o falecimento de Zanini, foi organizada uma retrospectiva da sua obra, que reuniu 39 quadros, que estavam em poder de coleccionadores e amigos. Em 1976 foi feita nova exposição, então com 205 trabalhos, que incluíam pinturas, desenhos, gravuras e cerâmicas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...