sábado, 13 de setembro de 2008

EFEMÉRIDE Stanisław Lem, escritor de ficção científica polaco, nasceu em Lwów, hoje Lviv na Ucrânia, em 12 de Setembro de 1921. Faleceu em Cracóvia no dia 27 de Março de 2006, após doença prolongada.
Os seus livros, que são construídos à volta de uma visão crítica do comportamento humano, foram traduzidos em cerca de quarenta línguas, tendo sido vendidos mais de 27 milhões de exemplares. Stanisław Lem chegou a ser, em determinada época, o escritor de ficção científica mais lido em todo o mundo.
Educado segundo os preceitos cristãos, mais tarde veio a definir-se como ateu «por razões de ordem moral». Seguiu a profissão de seu pai, que era médico, tendo iniciado os estudos de Medicina antes da 2ª Guerra Mundial e finalizando-os depois do conflito. Dedicava-se à literatura apenas nos tempos livres.
Stanisław Lem escreveu muito acerca da impossibilidade de comunicação entre humanos e extraterrestres e sobre o futuro tecnológico da humanidade. Ele era um adepto da civilização ocidental e, apesar de viver num regime comunista, as suas obras continham por vezes severas críticas ao colectivismo estatal.
Lem foi nomeado em 1973 membro honorário da “Science Fiction Fantasy Writers of América” (SFWA). A SFWA anularia esta decisão em 1976, depois dele criticar a «baixa qualidade da ficção científica» nos Estados Unidos.
Em 1977 foi homenageado como cidadão honorário de Cracóvia, onde viria a morrer em 2006, vítima de problemas cardíacos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...