sábado, 20 de setembro de 2008

EFEMÉRIDEUpton Beall Sinclair, escritor norte-americano, nasceu em Baltimore, no Maryland, em 20 de Setembro de 1878. Morreu em Bound Brook no dia 25 de Novembro de 1968. Autor bastante fecundo, publicou cerca de cem livros, muitos deles traduzidos em mais de 50 idiomas.
Para pagar os seus estudos no City College em Nova Iorque e depois na Universidade de Columbia, escreveu artigos de humor e pequenas histórias para diversos jornais.
Entre as suas obras mais importantes contam-se: “A selva”, publicada em 1905, onde denunciou as horríveis condições de vida e de trabalho dos operários na indústria de carne em Chicago; “Petróleo!” (1927); “O fim do mundo”, uma série de onze volumes independentes publicados entre 1940 e 1949. Um deles, “Os dentes do Dragão” (1942), recebeu o Prémio Pulitzer no ano seguinte.
Sinclair foi um dos promotores do Socialismo nos Estados Unidos. O essencial da sua vida foi passado em Pasadena na Califórnia, em Buckeye no Arizona e, por fim, em Bound Brook - Nova Jersey. A sua casa da Califórnia está classificada como património histórico (National Historic Landmark).
Escreveu igualmente algumas peças de teatro e o seu romance “Petróleo!” seria adaptado ao cinema, oitenta anos após a sua publicação, com o título “There Will Be Blood”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...