sexta-feira, 19 de setembro de 2008

EFEMÉRIDE William Gerald Golding, romancista e poeta britânico, vencedor do Prémio Nobel de Literatura em 1983, nasceu em St. Columb Minor, Cornualha, no dia 19 de Setembro 1911. Faleceu em Perranarworthal, em 19 de Junho de 1993, vítima de insuficiência cardíaca.
Em 1935 publicou uma pequena colecção de poemas e, no mesmo ano, licenciou-se em Literatura Inglesa na Universidade Oxford. Trabalhou durante algum tempo num pequeno teatro, como autor, actor e produtor.
Em 1939 foi professor de Inglês e Filosofia em Salisbury. Mobilizado para a Marinha em 1940, quando da 2ª Guerra Mundial, participou no afundamento do navio alemão Bismarck e, também, no desembarque das tropas aliadas na Normandia em 1944. Depois da guerra, retomou as funções docentes em Salisbury até 1962, ano em que passou a dedicar-se inteiramente à Literatura. Pertenceu à corrente pós modernista inglesa.
O seu romance de estreia foi “O Senhor das Moscas”, publicado em 1954. Seguidamente publicou “Os Herdeiros” (1955) e “Queda Livre” (1959), entre outros títulos. No ano de 1980, “Ritos de Passagem” rendeu-lhe o “Booker Prize” inglês, um dos mais importantes prémios literários do mundo.
Cinco anos após ter ganho o Prémio Nobel recebeu o título de Cavaleiro do Império Britânico. Quando morreu deixou um romance inacabado: “A Língua Dupla”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...