segunda-feira, 29 de setembro de 2008

EFEMÉRIDE Wystan Hugh Auden, poeta e crítico inglês, morreu em Viena no dia 29 de Setembro de 1973. Nascera em York, em 21 de Fevereiro de 1907. Para os jovens intelectuais de esquerda ele foi a grande voz dos anos 1930, algumas vezes demasiadamente político, mas sempre radical e incómodo. Não escondia a sua homossexualidade.
Publicou a primeira colectânea de poesia em 1930, sendo logo reconhecido como representante e porta-voz da sua geração.
Em 1935, fez um casamento de conveniência com a filha do escritor Thomas Mann, para que ela pudesse obter um passaporte britânico e assim escapar ao Terceiro Reich. Nunca viveram juntos, mas ficaram amigos para sempre e nem se deram ao trabalho de divorciar.
Em 1939, mudou-se para a América, onde conheceu aquele que se tornaria seu companheiro até ao fim da vida, Chester Kallman, também poeta. Com ele escreveria, anos mais tarde, alguns libretos de ópera, entre os quais um para Stravinsky e outro para Nabokov. Tornou-se cidadão americano em 1946, mas voltou para a Europa em 1948.
O seu poema “Stop all the clocks, cut off the telephone” (ou “Funeral Blues”) foi utilizado no filme "Quatro casamentos e um funeral" em 1944. De 1956 a 1961 foi professor de Poesia na Universidade de Oxford.
Auden escreveu um número considerável de obras de Crítica e de Ensaios, assim como Peças de Teatro, mas ficou conhecido sobretudo como poeta.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...