terça-feira, 21 de outubro de 2008

EFEMÉRIDEAlphonse Marie Louis de Prat de Lamartine, poeta, escritor, historiador e político francês, nasceu em Mâcon no dia 21 de Outubro de 1790. Faleceu em Paris, em 28 de Fevereiro de 1869.
Estudou em Lyon, interessando-se pela poesia desde a adolescência, com leituras de Horácio, Virgílio e Chateaubriand.
Os seus primeiros livros de poemas “As Meditações” (1820) e “Novas meditações poéticas” (1823) tornaram-no famoso e influenciaram o Romantismo em todo o mundo. Aclamado pela crítica, ingressou na carreira diplomática, o que lhe proporcionou viagens a Nápoles, Florença e Londres.
Voltou à poesia com “Harmonias poéticas e religiosas” (1830), “Jocelyn” (1836) e “A queda de um anjo” (1838).
Em 1832 fez uma viagem para oriente, visitando a Grécia, o Líbano e indo até ao Santo Sepulcro para revitalizar as suas convicções religiosas.
Foi deputado de 1833 a 1851, membro de um governo provisório e ministro do Exterior em 1848. Depois de uma mal sucedida candidatura às “presidenciais”, cessou toda a actividade política e escreveu apenas narrativas autobiográficas, ficando em difícil situação financeira.
No fim dos seus dias, o governo concedeu-lhe uma pensão vitalícia a título de recompensa nacional. Morreu em 1869, dois anos após ter sofrido um ataque que o deixou paralisado.
Os seus poemas são caracterizados por uma grande melancolia e os temas mais recorrentes são a religião e o amor.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...