sábado, 11 de outubro de 2008

EFEMÉRIDEJosé Antunes Marmelo e Silva, escritor português, morreu em Espinho no dia 11 de Outubro de 1991. Nascera em Paul, na Beira Baixa, em 7 de Maio de 1911.
Estudou no Seminário do Fundão e nas escolas secundárias da Covilhã e de Castelo Branco. Frequentou a Universidade de Coimbra, vindo a licenciar-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1940). Fez o serviço militar em Mafra e na Madeira, fixando residência em Espinho a partir de 1944, tendo leccionado no Colégio Pedro Nunes.
Na década de 1930 colaborou no semanário lisboeta “O Diabo” e na revista “Presença” de Coimbra, cidade onde conviveu com o grupo neo-realista.
Em 1937 fundou, juntamente com outros intelectuais, a Editora Portugália, em Coimbra, que foi inaugurada com a publicação da 1.ª edição do seu livro “Sedução”.
Na década de 1960 colaborou no “Diário de Notícias” e na revista “Seara Nova”. Dele disse, em 1967, o também escritor Mário Sacramento: «Marmelo e Silva é não só um dos casos mais notáveis da moderna literatura portuguesa, mas o que mais fundo exprime e ensaia o significado da arte como libertação do homem - como reintegração do homem. “Adolescente Agrilhoado” é uma das obras-primas da literatura portuguesa e o mais belo romance da adolescência que até agora se escreveu entre nós».
Em 1987 foi agraciado com a Medalha de Ouro de Espinho e, no ano seguinte, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito pela Presidência da República.
Tem muita colaboração dispersa pela Imprensa, ainda por recolher na sua integralidade. Publicou uma dezena de livros desde 1932, com várias reedições, algumas já postumamente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...