sábado, 4 de outubro de 2008

EFEMÉRIDERichard Sorge, jornalista alemão, revolucionário e espião da União Soviética no Japão, antes e durante a Segunda Guerra Mundial, nasceu em Adjikent, capital do actual Azerbaijão, em 4 de Outubro de 1895. Morreu executado, no Japão, em 7 de Novembro de 1944. O seu nome de código era "Ramsay".
Era filho de um engenheiro alemão e de uma russa. A família mudou-se para a Alemanha quando ele tinha 3 anos. Um seu tio foi secretário de Karl Marx.
Em Outubro de 1914, Sorge ofereceu-se como voluntário para combater na Primeira Guerra Mundial. Foi incorporado num batalhão de Artilharia, tendo sido gravemente ferido em Março de 1916. Promovido a cabo, recebeu a Cruz de Ferro e foi desmobilizado.
Em 1925 instalou-se em Moscovo, tornando-se membro do Partido Comunista Soviético. Foi enviado para a China em 1930, pelo serviço de espionagem do Exército Vermelho. Ao longo dos três anos de estadia foi jornalista independente e familiarizou-se com a Ásia.
Os dirigentes soviéticos, interessados em conhecer melhor as verdadeiras intenções dos japoneses, enviaram então Sorge para o Japão em 1933. A sua missão era importante: tentar descobrir se os japoneses tinham intenções de cumprir o Pacto Anti-Komintern e atacar a Rússia, aproveitando também para reunir informações sobre as relações entre o Japão e a Alemanha, sobre as várias indústrias pesadas e sobre tudo o que se relacionasse com o exército japonês.
Sorge, com brilhante reputação como jornalista do Frankfurter Zeitung, rapidamente se tornou amigo e confidente do general Eugen Ott, embaixador alemão em Tóquio. Amante de mulheres belas (entre elas a esposa do próprio embaixador) e de bebidas fortes, Sorge passou despercebido aos serviços de contra-espionagem japoneses, não deixando nunca transparecer que, sob a máscara de um jornalista e herói de guerra alemão, estava um fervoroso espião soviético. Sorge passou muitas informações importantes a Moscovo, como a data exacta do início da Operação Barbarossa (que Estaline negligenciou) e - a mais importante - a de que o Japão não atacaria a URSS, o que permitiu a transferência para Oeste dos exércitos soviéticos, que se encontravam na fronteira com o Japão, possibilitando assim parar, em Estalinegrado, a invasão alemã da União Soviética.
Ozaki Hozumi, um jornalista japonês do “Asahi Shimbunwas”, que trabalhava como informador para Richard Sorge, foi preso no dia 14 de Outubro de 1941. Interrogado, acabou por denunciar Sorge, que foi preso em Tóquio quatro dias depois. Ambos foram enforcados em Novembro de 1944. A sua missão de espionagem permaneceu ignorada durante muitos anos por razões de Estado e, só em 1964, recebeu a título póstumo o título de “Herói da União Soviética”, sendo-lhe erguida uma estátua em pleno centro de Moscovo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...