segunda-feira, 27 de outubro de 2008

EFEMÉRIDEXavier Cugat, de seu nome completo Francesc d'Asís Xavier Cugat Mingall de Bru i Deulofe, pintor, desenhador e músico espanhol, considerado muitas vezes cubano pela sua obra musical, um dos pioneiros da popularização da música latina nos Estados Unidos, morreu em Barcelona no dia 27 de Outubro de 1990. Nascera na Catalunha, em 1 de Janeiro de 1900.
A família mudou-se para Havana quando ele tinha quatro anos. Muito novo ainda, começou a ficar fascinado pela música, iniciando-se nos ritmos tropicais. Aos dez anos, já ganhava dinheiro interpretando “A Viúva-alegre” e “El anillo de hierro” (zarzuela) em bares e cafés. Trabalhou seguidamente num cinema, assegurando o fundo musical dos filmes mudos.
Recomendado pelo seu professor de violão e, após uma audição, foi contratado pela Orquestra Sinfónica de Havana, quando tinha apenas doze anos.
Em 1918 deslocou-se a Nova Iorque, onde se encontrou com um jovem pianista catalão, com o qual formou um duo para actuar em cafés e restaurantes muito em voga. Exibiram-se igualmente no célebre hotel Waldorf Astoria, onde se alojavam numerosos artistas que iam actuar na Ópera Metropolitana. Aí conheceu Enrico Caruso, de quem ficou amigo e a quem acompanhou numa tournée através dos Estados Unidos.
A família regressou entretanto à Catalunha, o que permitiu ao jovem Cugat ir estudar para a Alemanha.
Na década 1920 esteve em Los Angeles, onde trabalhou como cartoonista durante o dia e como músico à noite. Apresentava-se em pequenos clubes. Em 1928, foi contratado para a prestigiosa boîte Coconut Grove, por influência de Rudolfo Valentino que o vira actuar.
Nos anos 1930/40, ficou conhecido pelo “Rei da Rumba” e participou em alguns filmes. Interpretou igualmente um dos temas musicais do filme “Luzes da Cidade” de Charlie Chaplin.
De 1942 a 1946, o conflito mundial afastou a sua orquestra dos estúdios de gravação e Xavier Cugat pôs-se à disposição da Administração Americana para fazer tournées que o levaram a actuar para os militares que estavam na Guerra.
Em 1947, Cugat deixou o Waldorf Astoria, levando com ele dois cantores talentosos - Dean Martin e Jerry Lewis. Fez tournées com a sua orquestra e os seus cantores pela Venezuela, Peru e Bolívia. Juntaram-se a ele, também, algumas vozes femininas entre as quais a de Cármen Miranda.
Em 1965, no Japão, gravou temas franceses, espanhóis e italianos, para serem comercializados na Europa, onde vieram a ter grande sucesso. Durante a sua carreira, percorreu quase todos os países do Mundo. O segredo dos seus êxitos baseava-se no facto de saber adaptar a música latino-americana, simplificando os temas para os tornar acessíveis ao gosto dos diferentes públicos.
Vítima de um derrame cerebral, Xavier Cugat decidiu pôr fim à sua carreira em 1970, voltando à sua Catalunha natal. Continuou a pintar, a desenhar e a caricaturar, apresentando os seus trabalhos em numerosas exposições. Morreu aos noventa anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...