quinta-feira, 27 de novembro de 2008

EFEMÉRIDEAda Lovelace (Augusta Ada King, Condessa de Lovelace), de nacionalidade britânica, autora do primeiro programa que pôde utilizar uma máquina analítica, faleceu na capital britânica em 27 de Novembro de 1852. Nascera, também em Londres, no dia 10 de Dezembro de 1815.
Ada era a única filha legítima do poeta Lord Byron e entrou para a história como a primeira mulher “programadora”.
Casou-se aos 20 anos, assumindo o nome do marido e o título de Condessa de Lovelace. Entre 1842 e 1843, durante nove meses, criou um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernoulli, usando a máquina do cientista Charles Babbage.
Durante o período em que esteve envolvida no “Projecto de Babbage”, desenvolveu os algoritmos que iriam permitir que uma máquina pudesse computar os valores de funções matemáticas. Publicou igualmente uma colecção de notas sobre aquela máquina analítica.
Ada faleceu aos 36 anos de doença oncológica no útero. Ficou célebre sobretudo nos países anglo-saxões e na Alemanha. Ela foi afinal a primeira mulher a actuar de forma determinante no domínio da “informática”. Em 1953, quase cem anos depois da sua morte, a máquina de Babbage foi redescoberta e o seu projecto, juntamente com as notas de Ada, entraram para história como o primeiro computador e o primeiro software que tinham sido criados.
Em 1980, o Departamento de Defesa dos EUA registou a “linguagem de programação ADA”, em sua homenagem. O retrato de Ada aparece nos hologramas de autenticação dos produtos Microsoft.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...