segunda-feira, 3 de novembro de 2008

EFEMÉRIDE Ann Scott, romancista francesa, nasceu em Boulogne-Billancourt no dia 3 de Novembro de 1965. É autora de várias novelas e romances, entre os quais “Superstars” considerado o “primeiro romance pop francês”.
Filha de mãe russa (fotógrafa) e de pai francês (homem de negócios e coleccionador de arte contemporânea), viveu em Paris até aos dezasseis anos. Instalou-se depois em Londres. Começou pela música, antes de se tornar manequim. Fez desfiles para John Galliano, Yohji Yamamoto e Jean-Paul Gaultier. Foi contratada igualmente para campanhas publicitárias pelos produtos “L'Oréal” e pelo célebre cabeleireiro inglês Vidal Sassoon. Apareceu em capas e artigos de várias revistas inglesas, italianas e francesas. A sua carreira no mundo da Moda durou três anos.
Aos vinte anos descobriu o seu gosto pela leitura através das obras de William S. Burroughs, Jack Kerouac e Truman Capote. Um encontro com o editor e escritor francês Michel Luneau convenceu-a a iniciar-se na Literatura. Começou por escrever algumas novelas em revistas, antes de se lançar como romancista.
Superstars”, manifesto da geração “tecno”, consagra-a como “autora de culto” desde a sua publicação em 2000.
Além de romances, continua a publicar novelas em revistas parisienses e em diversas antologias. A sua obra denota influências de Balzac e Truman Capote. Os temas recorrentes nos seus escritos são a música, as drogas, a morte e a sexualidade. Para ela a «bissexualidade é uma forma de equilíbrio, enquanto a homossexualidade é patológica».
Durante a sua estadia em Londres foi companheira de vários músicos ingleses, sendo conhecidas igualmente algumas ligações bissexuais com actrizes e manequins.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...