domingo, 23 de novembro de 2008

EFEMÉRIDECornelius Ryan, jornalista e escritor americano de origem irlandesa, faleceu em 23 de Novembro de 1974. Nascera em Dublin no dia 5 de Junho de 1920. É conhecido principalmente pelas suas obras sobre a história militar, particularmente da 2ª Guerra Mundial.
Os seus dois livros mais conhecidos são “O Dia Mais Longo” (1959), que conta a história do “dia D” quando do desembarque na Normandia, e “Uma Ponte demasiado Longe”, sobre a operação aliada “Market Garden” em Setembro de 1944 na Holanda. Os dois foram transpostos para o cinema (1962 e 1977) com bastante êxito.
Nascido em Dublin, mudou-se para Londres em 1941. Depois de uma passagem pela agência noticiosa Reuters, foi correspondente de guerra do “Daily Telegraph”. Cobriu a guerra aérea na Europa e juntou-se depois ao exército do general Patton, fazendo a cobertura do conflito até ao fim. Após o armistício, partiu para o Pacífico (1945) e para Jerusalém no ano seguinte.
Emigrou para os Estados Unidos em 1947, afim de trabalhar no “Time magazine”, no “Newsweek” e no “Collier's “, naturalizando-se americano tempos mais tarde. Ficaram famosas as suas reportagens sobre os programas espaciais norte-americanos. Em 1956 ganhou três prémios, galardoando trabalhos jornalísticos: o “Benjamin Franklin award” , o “Overseas Press Club Award” e o “University of Illinois award”. Foi neste mesmo ano que começou a escrever “O Dia Mais Longo”. Quando foi publicado, foi um best-seller. Seguiu-se “A Última Batalha” (1965) sobre a batalha de Berlim.
Em 1970 foi atingido por uma doença cancerosa e, apesar dos efeitos das sessões de quimioterapia, ainda conseguiu escrever “Uma Ponte demasiado Longe”. Foi publicado em 1974, mas Ryan morreu durante a tournée promocional do livro.
As notas que ele tomou durante a sua doença foram compiladas e publicadas por sua esposa em 1976, sob o título “Batalha Privada”.
Recebeu a Legião de Honra Francesa e foi nomeado Doutor Honoris Causa na Universidade de Ohio, onde está guardado o seu espólio literário (Biblioteca Alden).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...