sexta-feira, 14 de novembro de 2008

EFEMÉRIDEFrederick Grant Banting, médico e cientista canadiano, nasceu perto de Allison, Ontário, no dia 14 de Novembro de 1891. Faleceu em Newfoundland, em 21 de Fevereiro de 1941.
Licenciado em Medicina na Universidade de Toronto, exerceu a sua profissão nesta cidade, mudando-se depois para Inglaterra onde praticou cirurgia ortopédica. Voltou ao Canadá, após servir na Primeira Guerra Mundial. Além de continuar a praticar cirurgia, foi professor de Fisiologia na Universidade de Western Ontario.
Ganhou o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1923, com John MacLeod, e foi um dos descobridores da insulina, juntamente com o seu aluno Charles Best, com o professor John Macleod e com o químico James Collip, todos da Universidade de Toronto. Banting isolou a insulina, hormona segregada pelo pâncreas e cuja deficiência provoca o aumento de glicemia no sangue - a diabetes. Na década 1920, começou a tratar a doença com insulina artificial produzida no Canadá. O nome “insulina”, derivado do latim “insula”, deve-se ao facto de, anteriormente, alguns pesquisadores terem sugerido que ela podia ser produzida nas ilhotas de Langerhans, que fazem parte da estrutura do pâncreas.
Foi director do Departamento de Pesquisas Médicas Banting & Best e criou a Fundação Banting para Pesquisas e o Instituto Banting de Toronto. Foi nomeado Cavaleiro do Império Britânico em 1934.
Morreu quando o avião em que viajava com destino a Inglaterra se despenhou na Terra Nova, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...