domingo, 9 de novembro de 2008

EFEMÉRIDE Imre Kertész, escritor húngaro de religião judaica, sobrevivente dos campos de concentração nazis, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura de 2002, nasceu em Budapeste no dia 9 de Novembro de 1929.
Quando voltou à Hungria, em 1945, todos os membros da sua família tinham desaparecido. Em 1948 começou a trabalhar como jornalista. Tem-se dedicado inteiramente à literatura e a traduções desde 1953. Na década 1960, para ganhar a vida, escreveu algumas comédias musicais.
A sua obra mais conhecida “Sem destino” descreve a experiência de um rapaz de quinze anos nos campos de concentração de Auschwitz-Birkenau, Buchenwald e Zeitz, mas Kertész desmentiu que se trate de uma autobiografia. Em 2005 este livro foi adaptado ao cinema.
Imre Kertész, além de ser romancista, dramaturgo, jornalista e ensaísta, traduziu para húngaro vários autores estrangeiros como Nietzche e Sigmund Freud. Foi o primeiro húngaro a receber o Prémio Nobel de Literatura.
Foi quase ignorado na Hungria até 1989, apesar de muitos dos seus livros terem merecido traduções no estrangeiro, sobretudo na Alemanha.
Peter Lazlo Zent, director do Festival Internacional do Livro de Budapeste, observou que o que faz de Imre Kertész um escritor genial é o facto da sua obra não ser marcada por experiências «sob o ponto de vista da vítima», mas sim «pela procura do humano, no que há de mais desumano».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...