sexta-feira, 21 de novembro de 2008

EFEMÉRIDEIsaac Bashevis Singer, de seu verdadeiro nome Icek-Hersz Zynger, escritor americano de origem polaca, Prémio Nobel da Literatura em 1978, nasceu em Leoncin, uma vila habitada sobretudo por judeus, perto de Varsóvia, em 21 de Novembro de 1902. Faleceu em Miami, na Florida, em 24 de Julho de 1991, vítima de um acidente vascular cerebral. Isaac tinha um irmão e uma irmã igualmente escritores.
A família mudou-se em 1908 para Krochmalna-Street, o bairro dos judeus pobres de Varsóvia, onde Singer cresceu.
Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, a família teve de se separar, tendo Isaac ficado com a mãe e o irmão mais novo. Em 1921, voltou para Varsóvia, onde passou a frequentar o Seminário para Rabinos de Tachkemoni. Acabou por desistir de se tornar rabino, como o seu pai e o avô materno, porque nem a profissão nem a escola despertavam o seu interesse. Voltou então para Bilgora, onde tentou sustentar-se dando aulas de Hebraico. Desistiu também, voltando de novo para casa dos pais. Em 1923 foi trabalhar como revisor no jornal “Literarische Bleter” de Varsóvia.
A primeira história escrita por Singer ganhou o Prémio Literário do Jornal “Literarishe Bletter”. O seu primeiro romance, “Satã em Goray”, foi publicado em fascículos, na revista “Globus” (1932).
Afim de fugir às perseguições que se abatiam sobre os judeus, deixou a Polónia e fixou-se nos Estados Unidos da América em 1935, tornando-se cidadão americano em 1943.
Ganhou duas vezes o Prémio Louis Lamed, o National Book Award em 1974 e o Prémio Nobel quatro anos depois.
Durante a sua carreira literária publicou dezoito romances, catorze livros para crianças e várias recolhas de novelas. A sua obra romanesca, bastante densa e rica, tem por temas principais a história do povo judeu, as lembranças da infância e a sua experiência americana.
Em 1983 Barbra Streisand adaptou ao cinema a sua novela “Yentl”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...