domingo, 30 de novembro de 2008

EFEMÉRIDENina Ricci, de seu verdadeiro nome Maria Adelaide Nielli, um dos designers de alta-costura mais famosos do seu tempo, francesa de origem italiana, faleceu em 30 Novembro de 1970. Nascera em Turim, no dia 14 de Janeiro 1883.
A família mudou-se para Florença quando ela tinha 5 anos de idade. Ali estudou e só se fixou em França sete anos depois. Casou-se com o joalheiro Luigi Ricci de quem teve um filho.
Aprendeu alta-costura e abriu a sua primeira casa de Moda em Paris, em 1932. O seu estilo era clássico e muito sofisticado, com um acabamento perfeito, agradando sobretudo à clientela internacional. O filho assumiu a direcção dos negócios de 1945 a 1963, ano em que Gérard Pipart passou a ser o director.
Nina Ricci criou também uma linha de prestigiados perfumes, entre os quais “L’Air du Temps” que é considerado um clássico da perfumaria. Passou parte da sua vida numa casa “art deco” em Morlaix, no litoral de Dossen. Lidou com muitas personalidades célebres, entre as quais o pintor Andy Warhol.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...