sábado, 8 de novembro de 2008

EFEMÉRIDEPeter Ulrich Weiss, também conhecido por Sinclair, pintor, escritor e dramaturgo alemão, nasceu em Neubabelsberg, perto de Berlim, em 8 de Novembro de 1916. Faleceu em Estocolmo no dia 10 de Maio de 1982.
Filho de um pequeno industrial judeu e de uma actriz cristã, Peter Weiss viveu a infância em Bremen e a adolescência nos subúrbios de Berlim. Com a chegada de Hitler ao poder, a família refugiou-se em Londres, mudando-se posteriormente para a Checoslováquia e fixando-se depois na Suécia, um pouco antes da 2ª Guerra Mundial.
Começou a sua carreira literária escrevendo em língua sueca, fazendo-o mais tarde em alemão. A sua melhor obra terá sido “Perseguição e Assassinato de Jean-Paul Marat”. Nesta obra, de compromisso político e que lhe valeu o título de "Novo Brecht", os loucos de um manicómio levam a cabo uma representação teatral sobre o personagem histórico Marat. Alguns críticos vêem nesta obra a síntese de várias correntes teatrais modernas: teatro épico, teatro do absurdo e teatro da crueldade, entre outras.
Nos anos 1960, escreveu uma peça teatral sobre Portugal e o colonialismo português: “Canto do Papão Lusitano”, publicado em França, em língua portuguesa, pelas edições “Ruedo Ibérico” (1969).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...