sexta-feira, 7 de novembro de 2008

EFEMÉRIDETerence Steve McQueen, actor e produtor de cinema norte-americano, também piloto de moto e de automóvel, morreu em Ciudad Juárez, no México, em 7 de Novembro de 1980, vítima de crise cardíaca, após uma delicada cirurgia para lhe extrair um tumor nos pulmões. Nascera em Beech Grove, no dia 24 de Março de 1930.
Teve uma juventude acidentada, convivendo com hippies, delinquentes e transviados. Passou dois anos num reformatório da Califórnia e, aos 15 anos, abandonou a família para entrar no mundo do trabalho. Foi marinheiro, carregador, empregado de um posto de gasolina e vendedor. Em 1947 alistou-se nos Marines, onde foi mecânico. O destino sorriu-lhe, quando aceitou ganhar quinze dólares semanais, para dizer um simples diálogo numa peça em exibição num pequeno teatro da Broadway.
Definia-se a ele próprio como cínico e rebelde, sempre procurando interpretar personagens nada românticos e nunca galãs. Ao chegar a Hollywood, nos anos 1950, foi saudado como o sucessor de James Dean. Em 1952 estudou no “Actors Studio” de Nova Iorque.
Começou a trabalhar na televisão. sobretudo em aventuras que exigiam grande sangue frio. O seu primeiro filme foi rodado em 1956 : “Marcado pelo Ódio”. Era o princípio de uma carreira, que faria dele um dos grandes actores da sua geração. Dos muitos filmes que fez, os principais terão sido: “Os Sete Mercenários”, “A Grande Invasão”, “Bullitt” e “Papillon”.
Sendo ele próprio um grande amador dos desportos mecânicos, dispensava muitas vezes os duplos nas cenas mais arriscadas.
A pressão de Hollywood abriu-lhe as portas da “noite” e das substâncias ilícitas, de que muitas vezes abusou (heroína, cannabis, etc.).
Bastante doente, fez-se operar no México, porque os cirurgiões americanos recusavam-se a operá-lo, temendo pelo seu coração, demasiadamente frágil apesar de ter apenas 50 anos.
Quando faleceu, possuía já a sua própria empresa cinematográfica (“Solar”) e era uma das mais populares figuras do cinema norte-americano.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...