quarta-feira, 5 de novembro de 2008

EFEMÉRIDE Vivien Leigh, de seu verdadeiro nome Vivian Mary Hartley, actriz de teatro e de cinema britânica, nasceu em Darjeeling, na Índia, em 5 de Novembro de 1913. Faleceu em Londres no dia 8 de Julho de 1967.
A família deixou a Índia e fixou-se no Reino Unido, onde a jovem Vivien cresceu. Foi educada num convento, obtendo depois um diploma na “Academia Real de Arte Dramática”.
Apesar de ter feito relativamente poucos filmes, Vivien ganhou o “Oscar de Melhor Actriz” por duas vezes: a primeira, com “E Tudo o Vento Levou” (1939) e a segunda, com “Um Eléctrico Chamado Desejo” (1952).
Com o filme “Uma rua chamada pecado” foi também considerada a “Melhor Actriz” no “Festival de Cinema de Veneza” em 1951.
O seu segundo marido, Laurence Olivier, dirigiu-a em vários dos seus filmes. Com uma carreira teatral de trinta anos, ela era bastante versátil, tendo interpretado desde heroínas de comédias até personagens de dramas clássicos Shakespearianos.
Afectada por um distúrbio bipolar durante a maior parte de sua vida adulta, o humor de Vivien não era compreendido pelos realizadores e assim ganhou a reputação de ser uma actriz de trato difícil.
Era uma grande fumadora, chegando a fumar quatro maços de cigarros por dia. Foi-lhe diagnosticada uma tuberculose crónica em 1944. Vivien tornou-se bastante frágil a partir de então. Em 1960 foi atormentada também por uma doença maníaco-depressiva e divorciou-se de L. Olivier, por ele a ter traído com Joan Plowright.
Vivien continuou a trabalhar esporadicamente no cinema e no teatro, até morrer subitamente em Julho de 1967.
Foi considerada por muitos como uma das mais belas mulheres da história do cinema, tendo uma estrela no célebre “Passeio da Fama” no Hollywood Boulevard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...