quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDEAlphonse Boudard, romancista francês, nasceu em Paris no dia 17 de Dezembro de 1925. Faleceu em Nice, em 14 de Janeiro de 2000.
Recebeu o Prémio Renaudot em 1977 e o Grande Prémio do Romance da Academia Francesa em 1995.
Nascido de pai desconhecido e de uma cortesã, foi criado por uma família de camponeses e, mais tarde, a partir dos sete anos, pela sua avó parisiense.
Confrontado com a Segunda Guerra Mundial, optou naturalmente pela Resistência. Ferido em combate, recebeu uma medalha militar. Nos seus livros denunciou alguns “resistentes de última hora” que só aclamaram De Gaulle, depois de esconder ou destruir as imagens de Pétain.
Depois da guerra, viveu em grandes dificuldades, trabalhando em pequenos ofícios. Actividades menos lícitas e alguns expedientes levaram-no várias vezes à prisão. Reconhecido como “inteligente” pela administração penitenciária, teve acesso às bibliotecas, dedicou-se à leitura e fez a sua educação literária através de livros de autores célebres, de biografias e de descrições de viagens.
Foi internado num sanatório para tratar da tuberculose e, partindo desta experiência, escreveria mais tarde “A Cereja e o Hospital” (1961). A partir dos 33 anos dedicou-se somente à escrita, utilizando muitos calões e a linguagem popular, aquela que melhor conhecia.
Os seus livros foram “baptizados” de romances, por receio de chocar as famílias dos personagens que ele evocava, descrevendo comportamentos escabrosos. Assim evitava eventuais processos judiciais. As suas principais obras são no entanto fortemente autobiográficas, só com um pouco de imaginação à mistura. Ele “pintou” a cidade de Paris dos anos 1940 através dos seus gangsters, proxenetas, escroques e padres perversos.
Trabalhou também para o Cinema, sobretudo em filmes policiais (1960/1980), e para a Televisão, como autor e apresentador de uma série sobre “Os Grandes Criminosos”.
A sua obra é uma das mais importantes da literatura francesa do período pós-guerra. Escreveu também peças para Teatro e colaborou em vários jornais, como: Le Figaro, Le Magazine Littéraire, Le Quotidien de Paris, Lui, France-Soir, Détective, etc.. Várias das suas obras foram adaptadas ao cinema e à televisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...