quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDE Ana Maria Machado, jornalista, professora, pintora e escritora brasileira, nasceu no Rio de Janeiro, Santa Tereza, em 24 de Dezembro de 1941.
Licenciada em Letras, foi professora em diversos colégios e faculdades. Como jornalista, trabalhou durante mais de dez anos na “Rádio Jornal do Brasil” e escreveu para a revista “Realidade”. Antes, e enquanto estudava, foi também pintora, tendo feito algumas exposições individuais e colectivas.
No final de 1969, depois de ter sido presa por razões políticas, exilou-se na Europa. Lutou para sobreviver, com o seu filho Rodrigo ainda pequeno, trabalhando como jornalista na revista Elle em Paris e na BBC de Londres, além de se tornar professora na Sorbonne. Nesse período, doutorou-se em Linguística e Semiologia, orientada pelo mestre Roland Barthes. A tese resultou no livro "Recado do Nome", que trata da obra de Guimarães Rosa. Simultaneamente com toda esta actividade, Ana não parou de escrever histórias infantis que vendia para a “Editora Abril”. Voltou ao Brasil em 1972, trabalhando novamente como jornalista. Sob pseudónimo, ganhou o prémio “João de Barro” com o livro "História Meio ao Contrário” (1977).
Em 1980, foi uma das fundadoras da primeira livraria infantil no Brasil, a “Malasartes” (no Rio de Janeiro), que existe ainda hoje. Nesta década, Ana Machado publicou mais de quarenta livros e, em 1981, ganhou o prémio “Casa de Las Américas” com o livro “De Olho nas Penas”.
As suas obras granjearam o reconhecimento mundial ao receber, em 2000, o Prémio Hans Christian Andersen, o mais importante prémio de literatura infantil. No ano seguinte ganhou o Prémio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras. Exercendo intensa actividade na divulgação da leitura e no fomento do livro, escreveu também romances para adultos. Entrou para a Academia Brasileira de Letras em 2003. Tem no total mais de cem livros publicados no Brasil e em cerca de vinte outros países, tendo sido vendidos mais de dezoito milhões de exemplares das suas obras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...