terça-feira, 23 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDECarla Gilberta Bruni Tedeschi Sarkozy, modelo, autora, compositora e cantora italiana, naturalizada francesa em 2008, actual primeira-dama de França, nasceu em Turim no dia 23 de Dezembro de 1967.
Pertence a uma família amante da música, sua mãe era actriz e pianista e o pai adoptivo industrial e compositor de ópera. O pai biológico, um empresário italiano, vive em São Paulo no Brasil desde os anos 1970.
Foi criada em França a partir de 1973 e depois na Suíça. Começou muito jovem a aprender a tocar piano e guitarra. De regresso a Paris, estudou arquitectura na Sorbonne. Em 1985 abandonou os estudos para se dedicar à carreira de modelo, sendo considerada uma das mais belas dessa época, que contou igualmente com Claudia Schiffer, Naomi Campbell e Kate Moss. Nos finais dos anos 80 era uma das vinte modelos mais bem pagas do Mundo, desfilando para grandes costureiros.
Teve relacionamentos com rock-stars como Mick Jagger e Eric Clapton, e com o actor Kevin Costner, entre outros. Uns verdadeiros, outros inventados, deram-lhe o “direito”a ser conhecida por “borboleta” ou por “devoradora de homens”.
Entrou em dois filmes em 1995 e 1997. Em 1998 trocou as passarelas da moda pela música, tendo gravado vários discos, um deles (“Comme Si De Rien N'Était”), cantado em inglês e em francês, contem algumas letras polémicas que fazem já alusão ao seu actual marido, o Presidente de França Nicolas Sarkozy. O produto da venda deste disco reverteu para a “Fondation France”.
Do seu primeiro disco, publicado em 2000, vendera mais de 250 000 exemplares. Em 2002 gravara um álbum em que, além de cantar, também tocava guitarra. Foi muito bem recebido pela crítica, tendo vendido dois milhões de discos.
No fim de 2007 surgiram os primeiros rumores de que estaria a namorar o Presidente Francês Nicolas Sarkosy. No princípio de 2008 era anunciado o casamento, o que aconteceria em Fevereiro, na mais estrita intimidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...