quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDEA Corrida Internacional de São Silvestre, que é a mais famosa corrida de atletismo de estrada realizada no Brasil e uma das mais populares do Mundo, tem lugar anualmente na cidade de São Paulo, em 31 de Dezembro, dia de São Silvestre. Comemora a data da morte do Papa Silvestre, canonizado também neste mesmo dia.
A corrida tem actualmente um percurso de 15 km, muito menos de metade da maratona, mas com quase todas as suas dificuldades. Desidratações e insolações ocorrem frequentemente, tanto entre os profissionais como entre os amadores, que são a grande maioria dos participantes.
A primeira edição da corrida realizou-se em 31 de Dezembro de 1925 e foi idealizada e fundada pelo jornalista Cásper Líbero, um milionário que fez fortuna no início do século XX no sector da Imprensa. Em 1928, ano da quarta edição do evento, Líbero fundou um dos primeiros periódicos dedicados exclusivamente ao desporto, a “Gazeta Esportiva”, que a partir de então passou a ser a organizadora e patrocinadora da corrida.
Facto de assinalar é que a Corrida de São Silvestre nunca deixou de realizar-se, mesmo durante a Segunda Guerra Mundial.
Originalmente era restrita a homens e com participação exclusiva de cidadãos da cidade de São Paulo. Nos anos seguintes, corredores de outras localidades do Brasil foram aceites, mas somente em 1941 a corrida seria vencida por um corredor de fora do estado de São Paulo: José Tibúrcio dos Santos, de Minas Gerais.
Em 1945 foi autorizada a participação de estrangeiros, mas apenas provenientes de outros países da América do Sul. O sucesso das duas primeiras edições internacionais levaram os organizadores a abrirem as inscrições a atletas de todo o Mundo a partir de 1947.
A corrida permaneceria aberta apenas a homens até 1975, ano considerado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Mulher.
Por curiosidade, assinale-se que em 1993 se realizou a primeira corrida para crianças denominada a “São Silvestrinha”.
Na primeira edição do evento, em 1925, inscreveram-se sessenta atletas, mas actualmente o seu número ultrapassa sempre, e em muito, os dez mil.
Em 1953 o vencedor foi o mais famoso corredor da época e um dos maiores de todos os tempos, o checo Emil Zatopek, o que muito contribuiu para o aumento da fama desta corrida a nível internacional. Praticamente todos os grandes corredores de longa distância do Mundo têm concorrido a esta prova, pelo menos uma vez.
O maior vencedor de todos os tempos em homens é, no momento, Paul Tergat, do Quénia, que venceu a prova por cinco vezes (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000) e detém o recorde com 43 minutos e 12 segundos.
Dois portugueses já venceram a prova : Manuel Faria (1956 e 1957) e Carlos Lopes (1982 e 1984). Em senhoras, duas portuguesas também: Rosa Mota que ganhou por seis vezes consecutivas (1981 a 1986) e Aurora Cunha (1988).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...