terça-feira, 16 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDED. Afonso de Albuquerque, militar, navegador, explorador e político português, uma das principais figuras da expansão portuguesa no Oriente e da afirmação de Portugal como grande potência asiática, morreu em Goa no dia 16 de Dezembro de 1515. Nascera em Alhandra, em 1462.
Originário de uma família de fidalgos, foi educado na corte do rei D. Afonso V. Fez parte de várias expedições: socorro ao rei D. Fernando III de Nápoles, «para reprimir o furor dos turcos» (1480) e defesa da fortaleza da Graciosa, situada na ilha que o rio Luco forma junto da cidade de Larache (1489). Acompanhou o rei D. João II nas guerras com Castela (1476) e, em 1490, fez parte da sua guarda.
Em Abril de 1503 partiu para a Índia, tendo participado em várias batalhas, erguido uma fortaleza em Cochim e estabelecido várias relações comerciais.
De regresso a Portugal, foi bem acolhido pelo rei D. Manuel que voltou a enviá-lo para o Oriente em 1506, nomeando-o Governador da Índia. Neste posto, conquistou vários portos em Omã, acabando por chegar à riquíssima cidade de Ormuz, que se tornou tributária de Portugal. Em 1510 tomou Goa, considerando-a capital das possessões portuguesas. Em 1511 conquistou Malaca, abrindo aos portugueses o acesso às especiarias das ilhas Molucas e ao comércio com o Sião e a China.
Com a construção da fortaleza de Ormuz em 1515, concluiu o seu plano de domínio dos pontos estratégicos, que permitiam o controlo marítimo e o monopólio comercial da Índia.
Em 1514, na Índia, dedicou-se à administração e à diplomacia, concluindo a paz com Calecute, recebendo embaixadas de reis indianos e consolidando e embelezando Goa onde, por meio do casamento de portugueses com mulheres indígenas, procurou criar uma raça luso-indiana. O seu prestígio chegara ao auge, criando as bases do Império Português no Oriente.
Pouco tempo antes de morrer, foi feito Duque de Goa pelo rei D. Manuel I, sendo o primeiro duque português não pertencente à família real e recebendo assim o primeiro título de nobreza numa possessão do ultramar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...