sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDEEmily Jane Brontë, escritora e poetisa britânica, faleceu em Haworth, Yorkshire, em 19 de Dezembro de 1848, vítima de tuberculose. Nascera em Thornton no dia 30 de Julho de 1818.
Passou quase toda a sua curta vida num presbitério, onde o pai era pastor. Emily, talentosa e sonhadora, teve sempre dificuldades em se relacionar com o mundo exterior.
Fraca nos estudos, foi com uma irmã para Bruxelas, onde estudou francês e alemão, tornando-se também uma excelente pianista, com predilecção especial por Beethoven. Voltou depois para a terra natal, ocupando-se de tarefas domésticas, fazendo longos passeios e escrevendo poesia. Era conhecida como selvagem, corajosa e amiga dos animais.
Em 1846 publicou por sua conta uma recolha de poemas. Por causa dos preconceitos da época para com as mulheres, utilizou sempre um pseudónimo masculino (Ellis Bell).
É autora do célebre livro “O Morro dos Ventos Uivantes”, publicado em 1847 e que seria o seu único romance. Recebeu críticas na época mas, posteriormente, foi considerado um clássico da literatura inglesa. Esta obra foi objecto de quatro versões oficiais no cinema e de inúmeras adaptações.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...