sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

EFEMÉRIDEFrancis Albert Sinatra (Frank Sinatra), cantor e actor americano, nasceu em Hoboken, Nova Jersey, em 12 de Dezembro de 1915. Faleceu em Los Angeles no dia 14 de Maio de 1998.
Filho de imigrantes italianos, foi casado com Nancy Barbato, Ava Gardner, Mia Farrow e Barbara Marx. Tem duas estrelas no Passeio da Fama, uma pelo seu trabalho no Cinema e outra pelo seu trabalho na Televisão. Foi considerado como um dos maiores cantores do século XX e era apelidado de “A Voz” (The Voice).
Sem nenhum treino especial, Sinatra desenvolveu um estilo que criava uma longa e fluente linha musical sem pausas para respiração (recursos vocais encontrados normalmente nos cantores de ópera).
Sinatra entrou em mais de cinquenta filmes e teve o seu próprio show de Televisão durante vários anos, Na década de 90 continuou a fazer ainda muitos concertos e gravações, lançando uma série de duetos, apesar de ter feito a sua festa de “despedida” em 1971. Em 1995 fez a sua última aparição em palco, numa “Gala de Beneficência”
Ganhou três Oscares (1953, 1955 e 1972), dois Globos de Ouro (1953 e 1957) e vários “Grammy Awards”, muitos deles com a canção “Strangers In The Night”.
Eis duas frases curiosas de sua autoria: "Sou a favor de tudo o que ajude a atravessar a noite - seja uma oração, um tranquilizante ou uma garrafa de Jack Daniels" e "Só se vive uma vez e, do jeito que eu vivo, uma vez é suficiente".
Em 1960 implicou-se na campanha eleitoral de John Kennedy, organizando a gala de inauguração da Presidência.
Amigo de Grace Kelly e da família Grimaldi, Sinatra era padrinho da princesa Stéphanie do Mónaco.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...